É só o inverno chegar que a dúvida sobre como dormir no frio começa a pairar na cabeça da maioria das pessoas. Afinal, além de essa estação trazer uma grande queda nas temperaturas (principalmente durante a noite), também faz com que os dias se tornem mais curtos, alterando o ciclo do sono e trazendo muita dificuldade para dormir.
A boa notícia é que, além de uma boa cama para dormir, existem outras dicas preciosas que, se adicionadas ao nosso dia a dia, fazem com que se tenha uma excelente, confortável e quentinha noite de sono. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e confira!
1. Aposte em bons cobertores
Além de ter bons colchões e travesseiros, cobertores de boa qualidade deixam a sua cama muito mais gostosa e quentinha para encarar esses dias mais frios. Os confeccionados em lã, flanela e microfibra são alguns dos principais modelos recomendados durante o inverno, pois retêm melhor o calor corporal, funcionam como isolante térmico e aquecem de maneira rápida e eficaz — sem deixar o conforto de lado.
Já para os alérgicos, as melhores opções são os cobertores de algodão. Os mais pesados e macios proporcionam um bom aquecimento e permitem várias lavagens sem danificá-los. Invista neles!
2. Alongue o corpo
É normal que a temperatura corporal diminua durante o sono, e um ambiente muito frio pode dificultar esse equilíbrio. A boa notícia é que um bom alongamento antes de dormir ajudará a elevá-la, equilibrando-a e proporcionando uma noite muito mais tranquila e relaxante. Veja como fazer:
fique em pé com as pernas separadas na distância dos quadris;
respire fundo e levante os braços em direção ao teto, esticando o corpo nessa direção o máximo possível;
coloque os ombros para trás e leve o cóccix em direção ao chão;
ao expirar, abaixe os braços de forma que fiquem ao lado do corpo;
continue levantando e abaixando os braços, enquanto respira profundamente. Repita cada movimento de 10 a 12 vezes.
3. Use roupas adequadas
Ao contrário do que muita gente pensa, as noites mais frias não pedem roupas e pijamas extremamente quentes e pesados, mas peças confortáveis que permitam o movimento e não atrapalhem a qualidade do sono.
Os pés também sofrem com a queda na temperatura e a baixa circulação do sangue. As meias de lã ou de algodão mais grosso são excelentes opções para dormir no frio e deixá-los muito mais quentinhos. Aposte nelas!
4. Beba líquidos quentes
Os chás quentes de camomila e erva-cidreira, além de aquecerem o corpo, relaxam e melhoram a qualidade do sono graças aos seus efeitos calmantes. O leite também é uma boa opção, pois alguns de seus nutrientes como o cálcio, a lactose, o triptofano e os hidratos de carbono têm grande efeito relaxante.
Não se esqueça de tomar pelo menos uma xícara dessas bebidas todas as noites para dormir muito melhor!
5. Aqueça o quarto
É possível evitar a entrada de ventos frios pelas frestas das janelas e portas com medidas simples, como o uso de cortinas escuras e pesadas — que devem ser mantidas abertas durante o dia, para aproveitar o calor do sol — e rolos de tecido feitos com lençóis ou toalhas.
Esses rolos, quando colocados aos pés das portas e nos pequenos espaços das janelas, evitam a passagem de ar frio e deixam o ambiente um pouco mais quente e confortável nessa estação. Tapetes também ajudam nessa missão e ainda evitam que você precise pisar no chão gelado ao levantar da cama.
Estas foram as principais dicas sobre como dormir no frio. Esperamos que você comece a segui-las o quanto antes e possa desfrutar de ótimas e quentinhas noites de sono! Aproveite!
E aí, gostou de saber como dormir no frio? Quer que seus amigos também saibam disso? Então, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais e mantenha-os bem informados! Até a próxima!