A garantia de uma boa noite de sono depende de detalhes que, muitas vezes, parecem pouco significantes e o travesseiro utilizado é um deles.
Esse objeto está longe de ser apenas um acessório na hora de dormir, pois além de proporcionar conforto, é capaz de manter a coluna cervical alinhada, o relaxamento muscular e auxiliar no bom funcionamento da circulação sanguínea.
No entanto, vale ressaltar que, para obter todos esses benefícios, é fundamental escolher um travesseiro adequado. Por isso, para ajudar a entender o que deve ser levado em consideração no momento da escolha, preparamos este post com algumas dicas. Confira!
Qual a importância de escolher um travesseiro apropriado?
Optar pelo travesseiro adequado é um privilégio dado diretamente à sua saúde. A escolha correta evitará que alguma parte do seu corpo seja lesionada, prevenirá também dor nas costas, no pescoço, na cabeça e permitirá que você durma melhor.
Consequentemente, impactos positivos serão perceptíveis no seu dia a dia, como: maior disposição, melhora do humor e aumento da sensação de bem-estar.
Como escolher um travesseiro?
Apesar da escolha de um travesseiro ser algo muito particular e variar de acordo com as preferências de cada pessoa, é necessário dar atenção a alguns aspectos que tornarão a decisão mais segura. Veja!
Considere sua postura ao dormir
Saber a posição em que se dorme é o primeiro passo para chegar à conclusão de qual travesseiro é o mais adequado para suas necessidades.
Se você dorme de lado, por exemplo, prefira aqueles que encaixam entre a cabeça e o colchão e não forcem o pescoço e os ombros. De bruços, opte por peças bem baixas e, quando for de barriga para cima, prefira os baixos ou de altura média.
Evite escolher apenas pelo preço
Considerar o preço é necessário, entretanto, esse não deve ser o único fator para a escolha. Travesseiros muito baratos tendem a apresentar qualidade inferior aos outros e duram menos.
Por isso, preze por sua saúde e prefira aqueles que contam com uma boa relação custo-benefício.
Saiba quais os tipos de travesseiro disponíveis no mercado
Atualmente, o mercado dispõe de inúmeras opções de travesseiro, fato que acaba dificultando a escolha. Sendo assim, procure conhecer os principais tipos e as particularidades de cada um deles.
Por exemplo, se você é uma pessoa alérgica, os de plumas ou penas de ganso, apesar de serem extremamente confortáveis, não são os mais adequados.
Teste-o antes de comprar
Ao chegar o momento da compra, é muito importante que você teste a peça para se certificar que ela realmente atenderá suas expectativas. Não fique com receio de apertar e encostar a cabeça. De preferência, deite-se para testá-la, afinal, é um investimento que será feito e qualidade é essencial, já que o travesseiro será utilizado pelo menos 8 horas por dia.
Quais as consequências do uso de um travesseiro inadequado?
Fazer o uso de um travesseiro impróprio pode gerar problemas na coluna, torcicolo, dores musculares e tendinite (uma inflamação aguda nos tendões). Além disso, devido ao uso frequente, cansaço e alterações de humor também podem ser queixas.
Por que não é recomendado dormir sem travesseiro?
Ao dispensar a peça, a cabeça fica sem sustentação e o alinhamento da coluna cervical com o tronco — proporcionado pelo travesseiro — não ocorre. Isso trará consequências semelhantes àquelas do uso inadequado.
Gostou desse post sobre como escolher um travesseiro? Então curta nossa página no Facebook e tenha acesso a mais conteúdos como este!