Quem tem varizes sabe o quanto elas são capazes de provocar dores e desconforto. As causas desses males podem ser várias. No entanto, adotar medidas como dormir com pernas elevadas e realizar um tratamento adequado, reduz bastante tais incômodos.
Mais do que um problema estético, as varizes comprometem a qualidade de vida, se tornando um risco à saúde. Contudo, cada caso é único e, por isso, a procura por um especialista se faz necessária.
Neste post explicaremos como o simples ato de elevar as pernas e outras medidas podem ajudar a quem sofre com essa adversidade. Acompanhe!
O que são varizes?
As varizes são dilatações e deformações permanentes de uma veia. O sangue é irrigado para os membros inferiores, e as veias das pernas têm a função de o reconduzirem de volta para o coração.
Para isso, tais veias são dotadas de válvulas que devem impedir o sangue de retornar aos pés pela força da gravidade. Quando essas válvulas não funcionam eficientemente, o sangue se acumula nas veias e surgem as varizes.
Esse mau funcionamento nas veias gera inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas, coceira e queimação. Nos casos mais graves, as varizes aumentam as chances de trombose venosa profunda e causam riscos à vida.
Causas
Atualmente, é comum ter varizes, pois o estilo de vida adotado por boa parte da sociedade e a correria do dia a dia facilitam o seu surgimento. Alguns fatores como obesidade, sedentarismo, hereditariedade, sexo e idade são as principais causas das varizes.
Porém, ficar muito tempo na mesma posição, seja sentado ou em pé, bem como o consumo de tabaco e a utilização de pílulas anticoncepcionais ajudam o desencadeamento da dilatação venosa.
Prevenção e tratamento
Prevenir e tratar as varizes é essencial para evitar novas ocorrências e aliviar os incômodos causados pelas que já existem. Para tanto, recomenda-se a prática regular de exercícios físicos, o uso de meias de compressão (sob orientação médica) e o consumo de alimentos saudáveis, pobres em gorduras e ricos em fibras.
Dormir com pernas elevadas
Dentre as recomendações de prevenção e tratamento, elevar os membros inferiores é uma medida das mais simples e que traz resultados muito eficazes. Uma elevação de 30cm já é o bastante para causar os efeitos desejados. Veja, a seguir, alguns dos benefícios trazidos pela ação:
Alivia a força da gravidade sobre a coluna de sangue nas veias
O coração é responsável por bombear o sangue para todo o corpo. Ao ejetar o líquido pela aorta, esse volume produz uma pressão adicional à pressão já existente em sua coluna de sangue e nas artérias que saem dela.
Elevar as pernas ajuda o coração a empurrar o sangue com mais força no sistema vascular, uma vez que diminui a gravidade que “puxa” o sangue para baixo. Dessa forma, o retorno venoso das pernas para o coração é facilitado, garantindo o envio da corrente sanguínea para o tórax e para as outras extremidades.
Reduz a retenção de líquidos nos membros inferiores
Vários fatores promovem a retenção de líquidos nos membros inferiores. Entre eles estão a ingestão de grandes quantidades de sódio, distúrbios hormonais, etc. Elevar as pernas e os pés diminui o inchaço, pois facilita a circulação dos líquidos pelo corpo.
Alivia o cansaço das pernas
Quem fica em pé durante muito tempo ou anda o dia todo sabe o quanto as pernas e os pés sofrem no final do expediente. Descansar com os membros inferiores elevados alivia a fadiga e prepara o corpo para uma nova jornada.
Algumas outras medidas podem potencializar o tratamento contra varizes. Entre elas estão:
Beber bastante água;
Fazer automassagens nos pés e pernas;
Vestir-se com roupas confortáveis;
Evitar o uso de rasteirinhas e saltos muito altos.
Reduzir e/ou evitar o aparecimento das varizes não é uma questão apenas de beleza, tampouco é algo que deva ser realizado apenas por mulheres – ainda que elas sejam as mais acometidas por esse mal.
Dormir com pernas elevadas e seguir as dicas e recomendações dos especialistas é fundamental para ter uma vida mais saudável.
Você sofre com varizes ou precisa melhorar a circulação sanguínea de suas pernas? Então, adquira nosso suporte terapêutico antivarizes e veja como ele pode auxiliar em seu tratamento!