Se você sente muito cansaço, tem uma gripe atrás da outra e os seus níveis de estresse são elevados, pode ser que a sua imunidade também esteja baixa. O sistema imune fortalecido é essencial para nos proteger de diversos tipos de infecções bacterianas e virais, como o novo coronavírus (COVID-19).
O sistema imunológico é composto por um sistema de células que circulam na corrente sanguínea e estão distribuídas por alguns órgãos como o fígado, baço, gânglios linfáticos, timo e medula óssea. Anticorpos, glóbulos brancos e outros componentes são nossos combatentes e defendem o organismo, além de assegurar nossa recuperação sem maiores complicações quando ficamos doentes.
Idosos costumam ter o sistema imunológico mais frágil quando comparado com os mais jovens. Por isso, são grupo de risco para o coronavírus. Fortalecer a imunidade é uma das precauções que você pode tomar para cuidar da saúde em tempos de pandemia.
O Ministério da Saúde aconselha o consumo de “vários tipos de grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas e castanhas”, que constituem uma base excelente para uma alimentação nutricionalmente balanceada.
Frutas e vegetais de cores vivas – que são ricos em nutrientes como as vitaminas C e E, além do beta-carotena e zinco – são aliados da imunidade. Kiwi, maçã, uvas vermelhas, couve, cebola, espinafre, batata doce e cenoura são bons exemplos.
Além disso, a qualidade e o estilo de vida exercem um impacto direto sobre as condições do nosso organismo, por isso é sempre fundamental evitar alimentos industrializados, beber bastante água, evitar álcool e cigarro.
Com tudo isso, entendemos também que temos que respeitar os limites do nosso corpo. Priorizar as noites de sono, práticas de atividades físicas e tomar um pouco de sol diariamente também colocam nosso corpo em dia, além de recuperar nossas energias para o dia seguinte, já que durante o sono há uma espécie de reconexão, principalmente celular, e nosso corpo se recupera para superar os desafios do dia seguinte.