Quem não gosta de dormir uma boa noite de sono, não é verdade? Além de ser fundamental para a saúde, esse hábito ainda aumenta o bem-estar e a qualidade de vida, ajuda a regular o metabolismo, previne doenças cardiovasculares, alivia o estresse e até combate a depressão.
O indicado é dormir de 6 a 8 horas por dia, mas nem todas as pessoas conseguem cumprir essa recomendação, principalmente quem sofre de alergias respiratórias. É o caso da rinite alérgica — um processo inflamatório da mucosa do nariz, com sintomas muito incomodativos e que costumam se agravar na hora do sono, devido à poeira e aos inúmeros ácaros existentes principalmente nos colchões e travesseiros.
Como dormir com rinite alérgica é um desafio, neste post vamos apresentar várias dicas para aliviar os sintomas dessa doença e fazer com que as suas noites de sono se tornem mais relaxantes. Continue a leitura e confira!
O que é rinite alérgica?
A rinite é uma inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal que afeta adultos e crianças no mundo todo. A maioria apresenta alergia diretamente a poeira e ácaros, encontrados principalmente em colchões, travesseiros, tapetes e sofás.
Além disso, é importante saber que essa doença é hereditária e não tem cura, mas ainda é possível controlá-la e proporcionar uma boa qualidade de vida para quem a porta.
Quais são os seus sintomas?
Os principais sintomas da rinite alérgica são:
nariz entupido, escorrendo e coçando;
irritação nos olhos;
coriza abundante;
espirros;
tosse seca;
coceira nos ouvidos;
falta de disposição.
Como dormir com rinite alérgica e livrar o quarto dos ácaros?
Se você não abre mão de uma noite bem-dormida, mas a alergia insiste em atrapalhar, recomendamos que siga as nossas dicas para deixar o seu quarto mais aconchegante e limpo de uma vez por todas! Vejamos:
Evite os bichos de pelúcia
Apesar de parecerem inofensivos, os bichinhos de pelúcia escondem muita poeira, ácaros e outras substâncias que podem provocar a rinite alérgica. Por isso, o melhor a fazer é se livrar da maioria, evitando o acúmulo desses agentes irritantes. O seu nariz agradece!
Não durma com animais de estimação
Se você tem rinite, evite dormir com o seu animal de estimação. Ele pode carregar consigo poeira, pólen, mofo e outras substâncias alergênicas diretamente para a sua cama.
Além disso, algumas raças de cachorro e gato causam mais alergias que outras, principalmente em pessoas que têm essa predisposição. Fique atento a isso.
Mantenha colchões e travesseiros sempre limpos
Como já foi citado, a maioria das reações alérgicas são provocadas pelos ácaros. Por isso, é indicado manter os quartos sempre limpos, investindo em produtos de limpeza com cheiro mais suave e trocando os lençóis e fronhas, pelo menos, uma vez por semana, dando preferência aos feitos de algodão.
Além disso, o colchão é um dos elementos mais importantes na luta contra a rinite alérgica, por ter a tendência de acumular muitos ácaros. Procure fazer uma boa escolha na hora de comprá-lo e invista em capas protetoras impermeáveis, que evitam o contato direto com eles e podem ser lavadas com frequência, diminuindo as crises alérgicas consideravelmente.
Quanto aos travesseiros, a principal dica é: utilize travesseiros de fibra de poliéster sintética ou de látex, que inibe a proliferação de ácaros naturalmente.
Bom, além de todas essas dicas sobre como dormir com rinite alérgica e ter noites de sono mais tranquilas, é importante que você consulte o seu médico e conheça a fundo a sua alergia para fazer o tratamento correto.
Também é recomendado programar um horário fixo para se deitar, estabelecendo uma rotina que possa ser cumprida diariamente, e evitar claridade e barulhos.
Enfim, gostou de saber sobre como dormir com rinite alérgica e ter boas noites de sono de uma vez por todas? Quer ainda mais informações pra isso? Então, continue com a sua visita e leia o nosso post sobre como escolher o melhor tipo de colchão!