Quem não consegue colocar o sono em dia pode sofrer consequências tanto a curto como a longo prazo. E para corrigir isso, não basta simplesmente dormir mais, e sim dormir melhor. Alguns alimentos têm papel fundamental para que as noites de sono aconteçam mais tranquilamente. Entretanto, para introduzir alimentos que ajudem a dormir melhor em seu cardápio, é preciso uma reeducação com base em uma dieta mais equilibrada e saudável.
Para se ter uma noite de sono bem sucedida, alguns alimentos são peças-chave, como afirma a nutróloga Flávia Francelino, que aponta alimentos mais leves para que a digestão aconteça mais tranquilamente durante a noite.
“O segredo é ingerir alimentos mais pesados durante a manhã e diminuir o peso das refeições até o jantar, além de fazer a combinação de chás claros que são uma excelente forma de conseguir diminuir a tensão e o estresse do dia, voltar à calma e conseguir ter uma noite de sono tranquila”, afirma Flávia.
Evitar carboidratos, açúcares e bebidas com cafeína, a exemplo de café e chás pretos, além do consumo moderado de proteínas, como uma carne branca ao invés da carne bovina, são maneiras diferenciadas de controlar a alimentação ao anoitecer.
O que comer para não ter problemas para dormir?
Para que a última refeição não fique sem a fonte de proteínas, opções como frango, peixe, ou até mesmo peru, diminuem o trabalho do seu intestino durante a noite. Apostar em legumes também é uma excelente dica, por serem de baixo índice glicêmico, e segundo o site Natuelife, nos beneficiam de diferentes formas, como:
• Bom funcionamento do intestino, pois são ricos em fibras
• Podem ajudar na perda de peso
• Favorecem o controle do diabetes
• Prolongam a sensação de saciedade
• Favorecem o controle da glicemia e da insulina
Alguns outros alimentos auxiliam a evitar os problemas para dormir, segundo a nutricionista Kelly Nunes, são aqueles ricos em triptofano. Este é um aminoácido que auxilia na produção de serotonina, e está associado com diversos alimentos com magnésio e as vitaminas do complexo B, importantes para um bom funcionamento energético do corpo e do humor.
O ideal é que se jante até três horas antes de dormir, assim ninguém sentirá fome durante a noite. “Em geral, se a pessoa realizar seu jantar às 20h30 e for dormir às 23h30, será suficiente, pois neste horário a digestão costuma ser um pouco mais lenta, do que durante o dia e não atrapalhará o sono”, explica Kelly.
E por que devemos priorizar o sono?
Dormir bem é fundamental para acordar descansado e manter as energias renovadas no dia seguinte, além de evitar problemas de saúde a curto e longo prazo. Enquanto dormimos, o metabolismo e os hormônios são regulados, acontece a recuperação dos músculos e fortalecimento da imunidade.
Compartilhe essa publicação com quem você gosta!