O aumento da expectativa de vida e a busca por uma rotina mais saudável tornaram os exercícios físicos para idosos uma necessidade. O objetivo é ter uma melhor saúde física e mental, além de mais bem-estar.
Ao longo do tempo, ocorre o envelhecimento natural das células do nosso corpo. Isso faz com que os idosos percam massa óssea, massa muscular e equilíbrio, além de sentirem dores nas costas causadas pela má postura, fraqueza e por algumas doenças crônicas comuns na terceira idade.
Pensando nisso, preparamos este artigo com os principais exercícios físicos recomendados para idosos. Confira!
1. Caminhada
Por ser de baixo impacto, a caminhada é uma boa opção até para os mais sedentários. Ela pode ser feita em diversos locais, como parques ou calçadas planas. Mesmo que não traga muitos riscos, é fundamental escolher um tênis adequado e confortável.
É interessante que essa atividade seja realizada por, pelo menos, trinta minutos e de três a sete vezes por semana. Os benefícios para os idosos são muitos:
melhora consideravelmente o sistema cardiovascular;
aumenta a disposição física;
combate o colesterol alto;
reduz o estresse;
melhora a qualidade do sono;
aumenta o fluxo sanguíneo.
2. Natação
Por ser feita na água, a natação é uma opção e de baixo risco. Quem pratica esse exercício tem a autoestima mais elevada e apresenta mais segurança para realizar atividades comuns do dia a dia, como varrer a casa.
Quanto aos benefícios da natação, podemos citar:
queima calorias e fortalece os músculos;
melhora a função respiratória e a frequência cardíaca;
protege as articulações;
reduz a perda de massa óssea;
ajuda a tratar doenças comuns da idade, como a artrite.
3. Bicicleta
Andar de bicicleta ativa o sistema metabólico e reforça a musculatura inferior do corpo, como quadril e pernas, principais responsáveis pela sustentação. O movimento de pedalar também preserva o impacto nas articulações.
No entanto, é muito importante que esse exercício seja feito com equipamentos de segurança, sob a supervisão de um responsável e de maneira cautelosa — afinal, acidentes são perigosos e podem causar sérios problemas, especialmente na estrutura óssea.
Esse exercício físico reforça a sensação de independência e liberdade dos mais velhos, pois, aumenta a capacidade de equilíbrio. Como resultado, eles tendem a ficar mais confiantes e felizes.
4. Pilates
O pilates é um dos exercícios físicos para idosos mais procurados, pois, corrige a má postura e preserva a coluna — parte do corpo bastante afetada pelo tempo. Entre seus inúmeros benefícios, podemos citar:
fortalece os músculos e os ossos;
trabalha as articulações do corpo e diminui as dores;
aumenta a flexibilidade;
garante o bom funcionamento das funções cognitivas;
melhora a atenção e a coordenação motora;
desacelera o avanço de doenças, como o Alzheimer.
Os exercícios físicos para idosos podem ser feitos até cinco vezes na semana, dependendo da intensidade e da condição física do praticante. Além disso, é importante contar com a liberação de um médico e com o auxílio de um profissional da área. Aliadas a uma boa alimentação, essas atividades certamente contribuem para uma maior qualidade de vida.
Gostou do conteúdo do post e quer receber mais informações exclusivas sobre saúde e bem-estar diretamente no seu e-mail? Então, não deixe de assinar agora mesmo a nossa newsletter!